domingo, 19 de setembro de 2010

Xadrez Escolar - 1ª aula

Iniciei nesta semana com meus alunos do 2º ano, a primeira aula de xadrez escolar. Primeiro conversei com eles sobre o projeto, onde iriam aprender a jogar xadrez, mas com atividades no papel, não só com o jogo, que teremos que desenvolver diversas atividades em aulas semanais aprendendo aos poucos.
Apresentei o jogo fazendo duplas e deixando que conhecessem  as peças e tabuleiro, mesmo sem saber jogar, somente para terem o primeiro contato.

Tentarei descrever passo a passso das minhas aulas para vocês como estamos aprendendo no curso com o professsor Wilson. Espero poder ajudá-las!

 1ª aula: Apresentação do jogo.

- Passei o filme sobre xadrez que o professor nos cedeu no curso (as professoras que estão fazendo o curso dispõe do filme).
- Contei a Lenda da criação do tabuleiro que encontrei na internet, falando como surgiu o xadrez.
- Entreguei um jogo para cada dupla e deixei que tivessem esse primeiro contato.
- Falei que cada peça tem um nome, um valor e um movimento, mas não entrei em detalhes, pois isso será feito passo a passo e aos poucos.
- Mostrei o jogo no computador, que dá para ser passado no data show.


        LENDA DA CRIAÇÃO DO TABULEIRO.

Há muito tempo existiu um reino chamado xadrez. Era um país próspero, onde todo mundo convivia em paz e harmonia. Xadrez era o exemplo de um reino bem dirigido por um por um rei admirado por todos. O nome do monarca era R, mais conhecido como rei do Xadrez. R estava casado com D, a quem também chamava de Dama do xadrez. Em seu matrimônio, tiveram dois filhos gêmeos. Só uma coisa os diferenciava. Um tinha os cabelos tão loiros que cegavam a quem olhasse e era chamado de R, o rei branco. O outro, ao contrário, era muito moreno e por isso foi batizado com o nome de R, o rei preto.
Os dois irmãos eram bons amigos. Nunca brigavam e sempre ajudavam um ao outro. Quando ficaram adultos, casaram-se. R, o rei branco casou com  D, a dama branca e R, o rei preto casou-se com D, a dama preta. As celebrações duraram 40 dias e 40 noites.
Contudo, a alegria não durou muito tempo. Num dia de tempestade, R, o rei do Xadrez ficou doente, mas antes de morrer repartiu o reino de 64 províncias, dividindo-as entre seus dois filhos: 32 brancas para o rei branco e 32 pretas para o rei preto. Também repartiu o exército em duas metades, distribuindo-as aos dois filhos. Em pouco tempo, o rei  do Xadrez morreu e foi enterrado com grandes honras.
No dia seguinte, o reino do Xadrez possuia duas partes: o exército branco e o exército preto. Os problemas não tardaram a surgir, pois nenhum dos dois se conformava com o que tinha, querendo todo o terreno. Então declararam uma guerra, a qual venceria o mais astuto, isto é aquele que conseguisse derrotar o outro. Para isso dispunham da ajuda do exército real.
Sabe o que aconteceu depois? Eu não sei, decida você o final desta história.
Fonte: Iniciação de Xadrez para crianças. Editora Artmed.

Um comentário:

  1. Adorei o passo a passo de como trabalhar o jogo de xadrez, pois, já que esse curso não está disponivél para todos os professores da rede, acredito que dessa maneira que você nos explica ficará facil entender e ensinar para nossas crianças, de uma forma que elas compreendam.Obrigada pela ajuda.

    ResponderExcluir