terça-feira, 14 de setembro de 2010

Hora da História: Uma Viagem Imaginária

Vendar os olhos das crianças, colocar um som bem suave e de fundo e narrar o seguinte texto:

Hoje vamos fazer uma viagem imaginária! Vocês sabem o que é isso? É uma viagem que fazemos só com o pensamento. Podemos ir a diversos lugares, subir montanhas, andar de barco, visitar pessoas. Tudo isso através do pensamento. Vamos usar também nossos sentidos nesta viagem. Vocês gostariam de experimentar? Então vamos lá?
Em primeiro lugar procure sentar confortavelmente na cadeira  (ou no chão). Se quiserem podem abaixar a cabeça na mesa, ficar bem relaxados em total silêncio.
Vocês deverão acompanhar com o pensamento tudo que eu for dizendo (aumentar um pouco o som durante alguns segundos e falar pausadamente).
5- bem quietinhos.
4- pausa.
3- relaxe bem a cabeça e braços.
2- pausa.
1-Já vamos começar...
Procure ver com os olhos da imaginação, com o pensamento... um gramado bem verdinho, um campo bem grande (pausa) e ao fundo muitas árvores ( pausa).
Neste gramado vejam quantas florzinhas amarelas, azuis, rosas e vermelhas (pausa) sintam o perfume delas. Vejam as borboletas coloridas voando de lá para cá (pausa). Ouça também o barulho de um rio que desliza suavemente perto do gramado (pausa). Peixes vermelhos, azuis e dourados brincam nas águas do rio (pausa), olha como está esquentando, sinta o calor do sol na sua pele.
Agora escolha um lugar bem alto, pode ser uma árvore, uma montanha ou uma nuvem, você escolhe. Pronto? Vá até lá e veja que linda é a paisagem vista do alto, sinta o vento batendo em seu rosto.
Olhe a sua esquerda (pausa). Vem vindo um águia! Veja que linda ela é! Ela quer fazer amizade com você (pausa).
Converse com ela, diga qual é o seu nome e o quanto você a acha linda (pausa). Pergunte a ela o que você quiser, que ela lhe reponderá.
(Aumentar a música e esperar que o diálogo imaginário aconteça).
Vou contar de 1 á 5, vocês irão levantar a cabeça, tirar a venda dos olhos e desenhar em uma folha  tudo o que viram na viagem com os olhos da imaginaçao.
1,2,3,4,5, podem levantar a cabeça, tirar a venda dos olhos e em silêncio desenhem tudo o que viram.

Esta é uma dica, que dá para trabalharmos agora na primavera, as crianças irão adorar. Fiz com meus alunos e teve um que até dormiu!

Atividade: Após desenvolver a dinâmica, organizem grupos de alunos e diversos tipos de materiais( tinta guache, EVA para recorte e colagem, giz de cera, canetinha,etc.) uma técnica para cada grupo, e peça que cada um ilustre a história da maneira que imaginou.
Bem, espero poder ter ajudado!
Bjs...Pá.

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